O aumento da inadimplência da taxa de condomínio
5 de maio de 2025
De acordo com matéria publicada na Veja Negócios em 02/05/2025, a inadimplência da taxa de condomínio subiu no primeiro trimestre deste ano, atingindo 6,8% na média nacional[1]. Ainda segundo a publicação, o aumento foi impulsionado pela de inflação taxa de juros, que reduzem o poder de compra.
No entanto este número é ainda maior em São Paulo: conforme matéria do Portal G1[2], a média de inadimplentes no estado, em outubro de 2024, era de 12,53%.
Assim, quando as contas não fecham, as pessoas tendem a priorizar o pagamento de despesas como cartão de crédito e aluguel, que possuem encargos moratórios mais altos, em detrimento das taxas condominiais.
Como a falta de pagamento da taxa prejudica toda a coletividade de condôminos e impacta diretamente no gerenciamento de manutenção e melhorias dos condomínios, os síndicos devem buscar medidas para conter os prejuízos (estimular a realização de acordos ou mesmo recorrer à cobrança judicial).
Ter uma assessoria jurídica especializada pode contribuir para a redução da taxa de inadimplência na medida em que possibilita ao condomínio traçar estratégias de cobrança mais eficientes.
[1] https://veja.abril.com.br/coluna/radar-economico/por-que-inadimplencia-da-taxa-de-condominio-esta-cada-vez-mais-alta/
[2] https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2024/12/06/cresce-media-de-devedores-de-condominios-no-estado-de-sp-e-indice-de-outubro-e-o-recorde-do-ano-aponta-levantamento.ghtml
Gostou da matéria? quer saber mais sobre o tema? Entre em contato conosco